22 OUT 2024
SERVIÇO
Cemitérios públicos passam por reformas e estão em preparação para o Dia de Finados

Em Contagem, a Prefeitura, por meio da diretoria de Serviços Cemiteriais, gerencia os três cemitérios públicos da cidade, que passam por revitalização e estão sendo preparados para o Dia de Finados, quando acontece a maior movimentação nos espaços.

Sob a gestão municipal estão os cemitérios São Pedro, Bom Jesus e Nossa Senhora da Glória e, ao longo de todo o ano, a Prefeitura vem realizando, em todos, obras de revitalização, com vedação das sepulturas comunitárias que apresentam alguma trinca ou mesmo cobrindo com placas de concretos a parte aberta, muito características de jazigos antigos. A medida impede que nesses espaços se acumule água favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti e também a de escorpiões.

A diretora de Serviços Cemiteriais, Fabiana Faria Sales, informou que a Prefeitura está fazendo o recadastramento dos donos das sepulturas vitalícias, para que cada uma delas seja adequada aos padrões em uso, de modo a estabelecer uma unidade estética, bem como estar dentro das normas de segurança.

Fabiana ainda informa que, em breve, será construída uma sala de atendimento administrativo no cemitério Bom Jesus, para facilitar o atendimento da população. “A ideia é descentralizar os serviços burocráticos que envolvem o falecimento, permitindo que eles sejam feitos diretamente no cemitério onde será feito o sepultamento.”

Além disso, os cemitérios Bom Jesus e da Glória passaram por revitalizações como a colocação de um novo reboco, construção de canais e bocas de lobo para o escoamento da água da chuva, além da instalação de caixas de contenção de água da chuva. O muro externo do Cemitério Nossa Senhora da Glória foi grafitado por vários  artistas locais. Outra melhoria feita foi a troca do portão dos fundos do Cemitério Bom Jesus, além da revitalização dos muros externos e internos, com vedação de fendas e pintura.

Os cemitérios

O cemitério São Pedro, localizado na Sede, é o menor e o mais antigo de Contagem. Nele estão sepultadas personalidades políticas da cidade como o ex-prefeito, Luís da Cunha, sendo ao todo 240 jazigos. Na mesma região, a cidade conta com o cemitério Bom Jesus, criado na década dos anos de 1950. O local conta com 3.263 sepulturas, sendo 1.325 perpétuas e 1.938 comunitárias A Prefeitura ainda criou 154 jazigos novos, no modelo parque, cada um com duas gavetas.

Além desses, no bairro Flamengo, na regional Riacho, está o cemitério da Nossa Senhora da Glória, criado em 1972. Atualmente, ele tem 1.487 túmulos perpétuos e 1144 comunitários. Neste vão ser  criadas 1.010 sepulturas no modelo parque também com três gavetas.

Artistas na revitalização

Quem passa pelo cemitério Nossa Senhora da Glória, popularmente conhecido como cemitério do Flamengo, logo percebe que seu muro está diferente. Artistas da cidade, dentro do Projeto “Muraliza Arte Pública 4.0”, transformaram o espaço, antes cinza,  em local de expressão artística  a céu aberto. Agora ganhou cor.

O projeto, que visa revitalizar espaços públicos e criar conexões entre arte e a comunidade, é uma iniciativa liderada pelo artista e gestor cultural, Rafa Saber. Participaram da ação 10 artistas renomados da cena urbana: Loga, Sagaz, Caos, Jetcore, Nani, Riama, Soma, Primo, Bruta e Daiely, que criaram murais vibrantes e de profunda expressão cultural ao longo das fachadas do cemitério.

“O objetivo é ressignificar o espaço e proporcionar um novo olhar sobre o patrimônio público. A arte urbana promove a inclusão social, valorização cultural e ressignificação dos espaços públicos de Contagem.”, disse Rafa Saber

Dedetização em dia

Em parceria com a Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonose (UVZ) da Prefeitura, os três cemitérios passam a cada quatro meses por dedetizações para o controle de escorpiões, que têm nesses lugares, um habitat natural.

Os cemitérios da cidade passam, periodicamente, por dedetização   Fotos: Ricardo Lima/PMC

Dia de Finados

Nos próximos dias, a Prefeitura de Contagem vai divulgar a programação com os horários das missas nos cemitérios da cidade.

Autor: jornalista Jefferson Lorentz / Edição: João Cavalcanti